Compliance
Programa de Compliance
A IACIT reitera o apoio à conduta ética e ao combate à corrupção nos negócios, atuando em conformidade com a legislação vigente no Brasil e nos demais países com os quais mantém relações comerciais, bem como com seus princípios e regras internas.
O programa de conformidade estabelece os procedimentos e condutas anticorrupção a serem adotadas e seguidas pela IACIT, em obediência à LEI No 12.846, de 2013.
Define ações direcionadas à prevenção, detecção e correção de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. As medidas preventivas incluem, por exemplo, procedimentos para contratação de terceiros; treinamentos direcionados aos gestores em geral e aos colaboradores que têm contato com fornecedores ou clientes.
Visa assegurar a efetiva aplicação do código de ética, implantar os mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e atos ilícitos praticados por colaboradores e representantes da empresa.
Com o Programa de Compliance, a IACIT disponibiliza aos seus colaboradores, parceiros, terceiros e clientes um Canal para o envio de denúncias suspeitas de fraudes e atos de corrupção, assegurando o anonimato e a confidencialidade total das informações.
Princípios e Políticas (temas) estabelecidos no Código de Ética da IACIT:
• Cumprimento das Leis:
Todos os funcionários da IACIT, no exercício de suas atividades, devem sempre estar de acordo com as leis e regulamentações vigentes, bem como com as políticas e normas internas da empresa.
• Anticorrupção:
Não é permitido aceitar ou oferecer suborno, pagamento de facilitação, propina ou outros pagamentos indevidos, por qualquer motivo, a qualquer pessoa envolvida em transações comerciais com a IACIT.
• Conflitos de Interesse:
Os funcionários devem declarar à IACIT quaisquer potenciais conflitos de interesse em relação aos seus assuntos privados e às suas atividades na empresa.
• Presentes e Hospitalidade:
A IACIT proíbe seus funcionários e representantes de solicitar presentes ou hospitalidade. Apesar disso, a IACIT reconhece que a aceitação ou oferta ocasional de presentes modestos e hospitalidade podem ser uma contribuição legítima para boas relações de negócios.
Conheça mais sobre esse assunto no Código de Ética IACIT.
• Contribuições Políticas:
Nenhum fundo ou ativo da empresa pode ser utilizado para efetuar contribuição para qualquer partido ou candidato político, seja federal, estadual ou local, no Brasil ou no exterior.
• Divulgação do Código de Ética:
Ao aceitar trabalhar com a IACIT, cada funcionário ou representante torna-se responsável por cumprir o Código de Ética IACIT.
• Denúncias
Todos os funcionários ou representantes da IACIT têm o direito de denunciar o não cumprimento do Código de Ética IACIT. Os relatos serão levados a sério e investigados de forma rápida e tratados com confidencialidade e sigilo.
• Ações Disciplinares:
Qualquer falha ao seguir o Código de Ética IACIT, envolvendo um ato criminoso, pode resultar em processo após o encaminhamento às autoridades competentes.
• Política de Não Retaliação:
Não será tomada nenhuma medida retaliatória contra qualquer pessoa por se queixar, comunicar, participar ou ajudar na investigação de uma suspeita de violação do Código de Ética IACIT.