Quem somos

A IACIT é uma empresa brasileira, fundada em 1986, e com sede em São José dos Campos (SP), um dos principais polos tecnológicos do Brasil e do mundo.

São 36 anos de experiência que começaram com a prestação de suporte técnico à Tecnasa, fabricante de equipamentos para o segmento de navegação aérea. Desde então, a empresa é impulsionada pelos constantes esforços para ampliar suas referências e conquistar novos mercados.

Com capacitação tecnológica para o desenvolvimento de produtos e sistemas aplicados às áreas de Auxílio do Controle e do Tráfego Aéreo e Marítimo; Defesa e Segurança Pública; Fábrica de Software; Meteorologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Telemetria e Agronegócio, a IACIT contribui com a sociedade e colabora com a autonomia tecnológica do país.  

Por isso, o lema da empresa "Pessoas e Tecnologia Construindo o Futuro".

Certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT deposita o conhecimento técnico de sua equipe e o desenvolvimento tecnológico em produtos e sistemas totalmente exclusivos, internacionalmente reconhecidos. 
O propósito da IACIT é produzir tecnologia e soluções fundamentais para autonomia nacional, colocando o Brasil na vanguarda tecnológica mundial. Estar entre as empresas nacionais que dominam essa alta tecnologia é para a IACIT uma grande inspiração.
 
Linha do tempo da IACIT 

De 1986 a 2007, o foco da IACIT estava nos serviços de engenharia como instalação, manutenção e fornecimento turn-key de sistemas eletroeletrônicos aplicados a aeroportos e a telecomunicações. 

Em 2008, vários avanços aconteceram, como a implantação do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D); a construção da unidade fabril; e o início do projeto de modernização do Radar Meteorológico.
Durante os anos seguintes, a empresa trabalhou ativamente na modernização de equipamentos existentes e no desenvolvimento de novas tecnologias, entre eles o DME 0200, os Radares Meteorológicos e os softwares de navegação aérea RouteCAST e NeuralCAST.

Em 2012, a IACIT foi a vencedora do Prêmio Finep de Inovação, categoria Média Empresa Inovadora Nacional. 

Em 2013, foi certificada como EED - Empresa Estratégica de Defesa. No mesmo ano, teve início o projeto de desenvolvimento do Primeiro Radar OTH (Over The Horizon) da América do Sul.

Em 2016, já estava em funcionamento também o Radar Oceânico, com aplicação militar e civil, que permite o mapeamento das correntes marítimas, detecção de perigos ambientais como tornados e tsunamis, predição de eventos e que pode ser usado na vigilância costeira.
Ainda em 2016, desenvolveu e produziu DRONEBlocker para o Exército Brasileiro, usado nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No ano seguinte, houve o lançamento do Radar OTH, com os primeiros resultados de vigilância marítima. 

Em 2017, o destaque foi o início da implantação da navegação DME/DME no Brasil com o DME 0200, sistema de radionavegação, para a Força Aérea Brasileira (FAB). 

Um ano depois, a IACIT iniciou a produção do SGTAN (Sistema Integrado de Gestão de Tarifas de Navegação Aérea), também para a FAB.

Em 2018, a empresa já estava trabalhando para adotar os critérios necessários para obter a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration) nível 3, versão 2.0, que visa ao processo de melhoria corporativa, integrando diferentes modelos e disciplinas - o que foi efetivado em 2019. 

Em 2019, o grande destaque foi a expansão das instalações da IACIT. Mudança que triplicou a área física total da empresa, permitiu o aumento da capacidade produtiva para execução de novos projetos, além de abrigar em um só local a unidade fabril, a área administrativa e as áreas de P&D.

Em 2020, com acontecimento de um dos maiores problemas de saúde pública vividos na história mundial - a pandemia pelo novo coronavírus, a IACIT se adaptou às novas condições de trabalho impostas pelo isolamento social.

A empresa viabilizou o home office para a maioria do time, contribuindo com a diminuição da propagação do vírus e garantindo a saúde e segurança de todos. E prosseguiu em plena atividade, graças ao empenho e dedicação dos seus profissionais. 

Durante a pandemia, a IACIT continuou no desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos de alta tecnologia, mantendo as entregas de contratos firmados e dando o suporte necessário a clientes parceiros e colaboradores.

Em 2021, um marco para a história da empresa: a inauguração, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Radar Meteorológico RMT 0200, primeiro banda S de dupla polarização em estado sólido fabricado no país. 

Uma conquista para o Brasil e para a IACIT, que se tornou uma das poucas empresas do mundo e a única na América Latina a dominar esse tipo de tecnologia.

E a IACIT não para, superando novos desafios e colaborando para a evolução tecnológica mundial.

IACIT - Pessoas e tecnologia construindo o futuro! 

 

Veja também

Fale Conosco