'RMT 0200 é radar em estado da arte’, afirma assessor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações durante live

Major Brigadeiro Ricardo Cesar Mangrich destacou contribuição da IACIT para autonomia tecnológica nacional; encontro reuniu também representantes do Cemaden, Defesa Civil e IACIT

| Atualizado em

Salvaguardar vidas, dar suporte ao controle do tráfego aéreo, colaborar com a agricultura, e contribuir com a autonomia tecnológica nacional. Assim podemos resumir alguns dos benefícios gerados pelo Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, destacados durante a live realizada na noite desta quinta-feira (29), pelo DAN TV, canal do portal Defesa Aérea & Naval.

Participaram do encontro o diretor de Marketing e Vendas da IACIT, o engenheiro Gustavo de Castro Hissi; o Assessor Especial do ministro Marcos Pontes, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), o Major Brigadeiro Ricardo Cesar Mangrich, oficial general da reserva da Força Aérea; o diretor do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI, Dr. Osvaldo Moraes, e o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, Wander Vieira, que também é secretário de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Ao abordarem o tema da live, “A importância do radar meteorológico banda S em estado sólido na prevenção de desastres naturais”, os participantes acabaram revelando as diversas aplicações do Radar Meteorológico RMT 0200, único fabricado no Brasil a empregar esta tecnologia. Eles também traçaram um panorama sobre os trabalhos realizados pelo Cemaden e pela Defesa Civil.

Para Mangrich, a tecnologia desenvolvida pela IACIT é de grande importância para o Brasil.  “Não é uma caixa preta onde só possa acessar o liga e desliga e alguns procedimentos de manutenção. Temos um sistema integrado, é uma solução nacional, é isso que traz a chamada autonomia. Eu conhecendo o sistema, posso desenvolver alternativas logísticas, questões de obsolescência. É um grande ganho de tecnologia e de inovação para o país,  por isso o ministério vê com bons olhos o desenvolvimento desse radar”, disse.

Piloto experiente, com mais de 4.000 horas de voo em aeronaves de caça, o Major Brigadeiro ressaltou ainda a importância do radar meteorológico, como este desenvolvido pela IACIT, para segurança do tráfego aéreo.

“Como piloto de caça da Força Aérea, posso dizer que o radar meteorológico é uma grande ferramenta. Só quem esteve dentro de um caça voando sozinho à noite, em meio a uma tempestade, vai saber o que é um controlador, olhando a tela de um radar meteorológico, desviando a gente de grandes formações pesadas. Os senhores não imaginam a satisfação e o conforto que isso propicia. E eu estou falando de uma pequena fatia da utilização de um equipamento deste porte”, disse Mangrich, que até fevereiro ocupava o cargo de Chefe do Estado Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais.

Ele destacou ainda o efeito cascata do desenvolvimento de tecnologias nacionais. 

“Estamos falando de um radar que é estado da arte, podemos contar na mão que tem tecnologia para fabricar um radar deste tipo. Isso acarreta um transbordamento de conhecimento. Durante as pesquisas, durante o desenvolvimento tecnológico, se adquiriram vários outros conhecimentos que estão agora prontos para serem aplicados em outras áreas. É um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, disse o assessor do MCTI.

Prevenção de Desastres Naturais

Dr. Osvaldo Moraes falou sobre os 10 anos de atividades do Cemaden e sobre sua principal missão, que é monitorar os processos que deflagram os desastres naturais com o objetivo de preservar vidas. Ele destacou a tecnologia avançada do Radar RMT 0200 e sua importância para a antecipação dos alertas de risco provocado por fenômenos meteorológicos severos.

“O radar de dupla polarização não apenas é capaz de fazer a previsão da precipitação, mas também da intensidade da precipitação”, ressaltou.

Inaugurado dia 1º de julho, o Radar RMT 0200 foi instalado em São José dos Campos por meio de uma parceria entre a IACIT e o Cemaden, e cobre uma área aproximada de 400 quilômetros de raio. Além da qualidade dos dados meteorológicos, o sistema integra uma plataforma de software que configura, monitora e controla a operação do radar remotamente.

De acordo com o diretor do Cemaden, o território coberto pelo radar da IACIT abriga cerca de 20 milhões de pessoas e possui cerca de 10 mil áreas de risco. “Certamente há cerca de 2 milhões de pessoas vivendo nessas áreas de risco. O radar vai possibilitar que melhoremos as condições da Defesa Civil em proteger a vida dessas pessoas”.

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Wander Vieira, acredita que o radar será de fundamental importância para os trabalhos preventivos, principalmente durante o período de chuva.

“O Cemaden ajuda a salvar vidas, essa é a grande realidade. E o radar meteorológico, somado a todos os equipamentos que possuímos, como pluviômetros, estação hidrológica e sensores de umidade de solo, será de fundamental importância”, afirmou.

Característica Plural

O engenheiro Gustavo Hissi deu explicações técnicas sobre o RMT 0200 e destacou a característica plural do radar, que é capaz de apoiar demandas distintas, em diversos segmentos.

"O produto também encontra aplicação no controle e gerenciamento de tráfego aéreo. Ele apoia, por exemplo, o controlador de voo na sugestão de desvio de rota de uma aeronave e no gerenciamento do fluxo. Se tem um sistema em formação em uma determinada área, ele pode redirecionar o fluxo e, portanto, mitigar risco para a aeronave”. 

Segundo Gustavo, o Radar pode ainda ser utilizado na agricultura. “Quando se aplica um defensivo, ele precisa de um tempo para agir. Se chove logo em seguida, perde-se um grande investimento, visto que a aplicação de defensivos tem um alto custo. O radar pode ser aplicado em pesquisas também", exemplificou o diretor da IACIT.

Gustavo falou ainda sobre as oportunidades no mercado exterior. “A gente tem uma atuação forte no país, olhando principalmente para os mercados da América Latina, África e Ásia, onde o emprego do radar banda S tem uma aderência muito grande”.

Confira a live na íntegra - https://www.youtube.com/watch?v=V1m4fOoubhA

  • #IACIT #RMT0200 #RadarMeteorológico #DANTV #MCTI #Cemaden #Meteorologia

IACIT apresenta soluções exclusivas para o gerenciamento de tráfego aéreo no World ATM Congress 2022
CONGRESSO

IACIT apresenta soluções exclusivas para o gerenciamento de tráfego aéreo no World ATM Congress 2022

A IACIT estará presente, de 21 a 23 de junho de 2022, no World ATM Congress, um dos principais eventos do mundo na...

IACIT participa de debate sobre o futuro da Amazônia Azul em live do canal DAN TV

IACIT participa de debate sobre o futuro da Amazônia Azul em live do canal DAN TV

Bate papo entre a IACIT e a Marinha do Brasil celebrou o Dia Mundial dos Oceanos, data que propõe a reflexão sobre a...

Uma homenagem da IACIT ao ITA e a todo o seu corpo docente pelos 72 anos da instituição
HOMENAGEM

Uma homenagem da IACIT ao ITA e a todo o seu corpo docente pelos 72 anos da instituição

A IACIT parabeniza o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e homenageia o iteano e professor Osamu Saotome, em nome dos...

Tecnologias desenvolvidas pela IACIT contribuem com avanços na Meteorologia

Tecnologias desenvolvidas pela IACIT contribuem com avanços na Meteorologia

A Semana da Meteorologia IACIT termina destacando a contribuição da empresa para os avanços da Meteorologia no Brasil.

Cimaer: como a meteorologia contribui para aumentar a segurança dos voos no Brasil
Semana da Meteorologia

Cimaer: como a meteorologia contribui para aumentar a segurança dos voos no Brasil

Comandante fala sobre a missão do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica na Semana da Meteorologia

No Dia Mundial da Meteorologia, Diretora do Cemaden fala sobre avanços e desafios no monitoramento de desastres naturais
Semana da Meteorologia

No Dia Mundial da Meteorologia, Diretora do Cemaden fala sobre avanços e desafios no monitoramento de desastres naturais

Data celebrada nesta quarta-feira (23) tem como tema “Alerta Precoce e Ação Antecipada”, leia entrevista concedida...

Série de reportagens marca Semana da Meteorologia na IACIT
Semana da Meteorologia

Série de reportagens marca Semana da Meteorologia na IACIT

Primeira matéria traz dados da OMM e evolução histórica desta ciência tão importante para proteger vidas

Histórias, reflexões e muita emoção marcam Semana da Mulher na IACIT
Semana da Mulher

Histórias, reflexões e muita emoção marcam Semana da Mulher na IACIT

Evento teve como marco o 2º Café & Conversa, com troca de experiências no Dia Internacional das Mulheres

Fale Conosco