Ministro Marcos Pontes destaca tecnologia do Radar Meteorológico RMT 0200 inaugurado em São José dos Campos

Radar fabricado pela IACIT foi inaugurado nesta quinta-feira (1/7) em São José dos Campos durante as celebrações de 10 anos do Cemaden/MCTI

| Atualizado em

O Ministro Marcos Pontes e Luiz Teixeira, da IACIT
O Ministro Marcos Pontes e Luiz Teixeira, da IACIT - Foto: Divulgação/IACIT

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, participou nesta quinta-feira (1/07) da inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, em São José dos Campos. O radar foi instalado em parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI.

“Este é um momento muito importante, a inauguração de um equipamento com tecnologia nacional. O radar é realmente impressionante. A tecnologia envolvida é muito alta, muito complexa. Quero parabenizar a IACIT e a todos que trabalharam no desenvolvimento desse sistema que vai ajudar muito o setor de meteorologia. Eu espero que radares como esse possam ser utilizados em todos os estados do país, assim como nos países vizinhos, para que a gente tenha uma rede de meteorologia maior e mais capaz no continente inteiro. É bom para todo mundo”, disse o Ministro Pontes após conhecer as instalações e o sistema do RMT 0200.

O RMT 0200 é o primeiro radar meteorológico banda S de dupla polarização em estado sólido construído no Brasil. Ele é capaz de detectar e acompanhar a formação de fenômenos meteorológicos severos, e vai fornecer ao Cemaden/MCTI dados sobre localização, intensidade e o momento em que poderá ocorrer a precipitação.

Com as informações geradas pelo radar, o Cemaden/MCTI poderá emitir com maior antecedência os alertas para a Defesa Civil, que poderão adotar medidas de prevenção e proteção à vida.

“Perceber que as autoridades como MCTI, Cemaden e a comunidade brasileira reconhecem o valor do investimento em inovação nos motiva mais, como empresário. E também motiva a equipe de engenharia da IACIT, que trabalha fortemente em desenvolver soluções inovadores para o Brasil e para outros países também”, disse o presidente da IACIT, Luiz Teixeira. 

A inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 ocorreu durante a celebração dos 10 anos do Cemaden/MCTI. O evento contou com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, do Secretário de Empreendedorismo e Inovação/MCTI, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Júnior, entre outras autoridades. 

O diretor do Cemaden ressaltou a parceria com a IACIT como um marco na história do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e destacou a importância do Radar Meteorológico RMT 0200.

Ele falou sobre o trabalho realizado pela unidade implantou, que adotou uma metodologia inovadora de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais, baseada em três eixos: mapeamento de áreas de risco, desenho de rede de monitoramento de áreas de risco e equipe multidisciplinar.

“O Radar Meteorológico da IACIT vai contribuir muito com a nossa missão de salvar vidas. Ele cobre uma área de aproximadamente 400 quilômetros de raio, abrangendo regiões com grande densidade, onde há muitas áreas de risco”, disse Osvaldo. 

Solenidade

A faixa de inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 e uma placa sobre a parceria entre a IACIT e o Cemaden/MCTI foram descerradas conjuntamente pelo Ministro Pontes e pelo presidente da IACIT.

Após o lançamento do radar, o Ministro Pontes fez o lançamento da pedra fundamental da futura sede definitiva do Cemaden/MCTI. O Radar Meteorológico está instalado em uma área doada pela Prefeitura de São José dos Campos para construção da sede, ao lado do Parque Tecnológico do município.

A programação contou ainda com a entrega de um Auditório e de uma  nova Sala de Situação e homenagem aos servidores, colaboradores e instituições que contribuíram com o Cemaden/MCTI ao longo dos seus 10 anos de atividades.


AIAB parabeniza a IACIT

Julio Shidara, Presidente da AIAB ( Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), elogiou o comprometimento da IACIT com a inovação e o desenvolvimento tecnológico e parabenizou a empresa;

“O novo radar fabricado pela IACIT é de extrema relevância e elevará a qualidade das previsões meteorológicas para a região metropolitana do Vale do Paraíba e para diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao fornecer informações mais precisas sobre condições severas de meteorologia, o RMT 0200 permitirá o reforço das ações de prevenção e segurança junto às comunidades. Parabenizamos a IACIT por mais essa merecida conquista. A AIAB tem orgulho de contar em seu quadro de associados com empresas nacionais como a IACIT, que investem em inovação tecnológica em seus produtos, para atender necessidades da sociedade brasileira", concluiu.

 

Mais informações sobre o Radar Meteorológico RMT 0200: https://bit.ly/2Ucw9ub

  • #IACIT #RMT0200 #RadarMeteorológico #MCTI #Cemaden #Tecnologia @RadarBandaSDuplaPolarizaçãoEstadoSólido #Meteorologia

IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte
Amazônia Azul

IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte

Acordo representa um avanço estratégico para a proteção e defesa da Amazônia Azul; Radar OTH 0100 desenvolvido pela...

SBrT23: IACIT reforça vínculo com a academia e compromisso com a inovação

SBrT23: IACIT reforça vínculo com a academia e compromisso com a inovação

O XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, organizado pelo ITA em São José dos Campos...

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

O fomento à inovação e ao avanço tecnológico é o propósito da parceria firmada entre o MCTI, o Ministério da Defesa e...

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor
Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor

O evento tem grande relevância na área de telecomunicações no Brasil e atrai profissionais e pesquisadores de destaque...

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023
Meteorological Technology World Expo 2023

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023

A empresa vai divulgar seus avanços tecnológicos e suas soluções inovadoras para a comunidade meteorológica global

IACIT confirma presença na F-Air Colombia
F-AIR COLOMBIA

IACIT confirma presença na F-Air Colombia

A empresa brasileira de soluções tecnológicas vai apresentar seu portfólio com soluções e serviços de alta tecnologia.

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH
LAAD 2023

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH

A solução apresentada pela IACIT é importante ferramenta para a manutenção da soberania marítima

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD
LAAD 2023

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD

A empresa de soluções tecnológicas vai apresentar seu robusto portfólio nas áreas de Defesa e Segurança Pública...

Fale Conosco