IACIT assina contrato com FINEP para desenvolver sistema de controle de drones e carros voadores
MUST marca avanço na mobilidade aérea urbana com soluções integradas de rastreamento e segurança
A IACIT assinou contrato com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para o desenvolvimento do MUST (Multi-Sensor Urban Surveillance and Tracking), um sistema inovador para o monitoramento de aeronaves não tripuladas nos domínios UTM e UAM, como drones de entrega e eVTOLs.
O projeto receberá um investimento de R$ 28 milhões por parte da FINEP, com contrapartida de R$ 12 milhões da IACIT e de suas coexecutoras (Ocellot, Saipher ATC e Senai Cimatec). O prazo de execução é de 36 meses e representa um avanço significativo para a segurança da mobilidade aérea urbana no Brasil.
A assinatura do contrato ocorreu nesta terça-feira (01) durante a LAAD Defence & Security 2025, a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, com a presença da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do Ministro da Defesa José Mucio Monteiro, da diretora da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Perpétua Almeida e do Diretor de Inovação da FINEP, Elias Ramos de Souza.
“Este contrato reafirma o compromisso da IACIT com a inovação e a segurança da mobilidade aérea. O MUST será uma solução pioneira, desenvolvida em alinhamento com as normativas do setor, e colocará o Brasil na vanguarda da vigilância de aeronaves não tripuladas”, afirmou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.
Tecnologia de ponta
O projeto do MUST representa uma solução inovadora para monitoramento de drones e eVTOLs, integrando dados de múltiplos sensores e Inteligência Artificial para rastreamento em tempo real. Seu principal diferencial é a capacidade de garantir vigilância persistente em ambientes urbanos de alta densidade, garantindo segurança e eficiência nas operações aéreas.
Por ser altamente transversal, a tecnologia do MUST também poderá ser aplicada em cenários de segurança pública e defesa, ampliando a autonomia e capacidade de vigilância do Brasil. Além disso, o sistema será projetado para se integrar às plataformas existentes de gestão de tráfego aéreo e futuras soluções padronizadas.
O desenvolvimento do MUST reforça a posição da IACIT como referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação para controle de tráfego aéreo não tripulado.
“A IACIT investe continuamente em inovação para atender às necessidades do mercado nacional e internacional. O contrato firmado com a FINEP representa mais um passo da IACIT na consolidação de sua presença no mercado global de tecnologia e segurança aérea”, finalizou o CEO da IACIT.
Sobre a IACIT
Fundada em 1986, com sede em São José dos Campos (SP), a IACIT possui uma trajetória consolidada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os setores de controle e tráfego aéreo, defesa, segurança pública e meteorologia.
Certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa, a IACIT investe continuamente em inovação e possui um portfólio de tecnologias de ponta utilizadas por diversas instituições, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil.
Seu portfólio inclui tecnologias como o DroneBlocker, que já foi utilizado na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016 e que atualmente é empregado nas operações do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) e auxilia no combate ao garimpo ilegal e ao narcotráfico na Amazônia.
A IACIT também desenvolveu o radar meteorológico RMT 0200, ampliando a cobertura meteorológica do espaço aéreo brasileiro, e a plataforma MIND, que fornece análise atmosférica de alta precisão para os controladores de tráfego aéreo.
Além disso, a empresa contribui para a autonomia tecnológica do Brasil com sistemas como o DME 0200, voltado para auxílio à navegação aérea, e o radar OTH 0100 Surface Wave, utilizado pela Marinha do Brasil para vigilância além do horizonte. Este último opera no Farol de Albardão, no Rio Grande do Sul, auxiliando no combate a atividades ilícitas em águas jurisdicionais brasileiras.
Foto: Autoridades durante assinatura do contrato no estande da IACIT NA LAAD (da esquerda para direita: CEO da IACIT, Luiz Teixeira, Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, diretora da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Perpétua Almeida e o diretor de Inovação da FINEP, Elias Ramos de Souza). (Divulgação/IACIT)
IACIT apresenta em conferência internacional pesquisa com radar meteorológico desenvolvido no Brasil
Estudo sobre estimativa de precipitação com dados do RMT 0200 será apresentado no ERAD 2026, em Belgrado
IACIT e DECEA assinam protocolo para desenvolvimento da prova de conceito do projeto MUST
Parceria estabelece diretrizes para validação operacional de tecnologia voltada ao monitoramento de drones e aeronaves...
Nova tecnologia amplia monitoramento da Amazônia Azul
Projeto MANTA será desenvolvido pela IACIT para ampliar a capacidade de vigilância marítima da plataforma continental...
IACIT apresenta tecnologias para o futuro da mobilidade aérea na DroneShow Robotics e SpaceBR Show 2026
IACIT leva à feira soluções para monitoramento do espaço aéreo, proteção contra drones não autorizados e coleta de...
IACIT apresenta inovações em gestão do espaço aéreo no Airspace World 2026
Durante o evento, a empresa brasileira apresentará soluções voltadas à navegação aérea, vigilância meteorológica e...
Radar desenvolvido pela empresa brasileira IACIT ajuda cientistas a entender tempestades severas e reforçar sistemas de alerta
Estudo apresentado no INPE mostra como radar meteorológico pode ajudar a detectar antecipadamente tempestades que...
Tecnologia brasileira ajuda a Marinha a monitorar águas jurisdicionais do país
Radar OTH 0100, da IACIT, é capaz de rastrear embarcações além da linha do horizonte, a até 200 milhas náuticas
IACIT apresenta inovações para segurança aérea no SpaceBR Show 2025
Portfólio inclui equipamentos de vigilância aérea e coleta de dados meteorológicos de alta precisão