Amazônia Azul

IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte

Acordo representa um avanço estratégico para a proteção e defesa da Amazônia Azul; Radar OTH 0100 desenvolvido pela IACIT opera no sul do Brasil

| Atualizado em

A IACIT e a Marinha do Brasil assinaram, no último dia 12, um contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte - OTH 0100, instalado no sítio do Farol do Albardão, no Rio Grande do Sul. O acordo, celebrado na sede da Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM), no Rio de Janeiro,  representa um avanço tecnológico estratégico para a proteção e defesa da Amazônia Azul.

O contrato foi assinado pelo Vice-Almirante (EN) Celso Mizutani Koga, Diretor de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), e pelo presidente da IACIT, Luiz Teixeira. A cerimônia contou com a presença do Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral do Material de Marinha (DGMM), do Capitão de Mar e Guerra (EN) Josmar Carreiro Freitas, Assessor Técnico de Compensação Tecnológica e Industrial, e do Vice-Almirante Paulo José Rodrigues de Carvalho.

Desenvolvido pela IACIT, o radar OTH 0100 é um sistema avançado de vigilância marítima que tem como principal característica a capacidade de monitorar grandes extensões oceânicas, alcançando até 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 km) mar adentro.  Além de ameaças à soberania do País, o radar contribui no combate a crimes como tráfico de pessoas, narcotráfico, contrabando, pesca predatória e extração clandestina de recursos naturais, entre outras atividades ilegais.

Os dados coletados pelo sistema OTH passam por complexas redes de processamento, que, por meio de algoritmos e inteligência artificial, conseguem indicar o comportamento do alvo monitorado, fornecendo uma consistente análise do grau de ameaça aos tomadores de decisão. 

Evolução tecnológica

O acordo firmado entre a IACIT e a Marinha do Brasil marca anos de esforços dedicados ao desenvolvimento de tecnologia de ponta para a vigilância das águas brasileiras. Esse empenho contínuo teve início com a Plataforma HF para radares, em 2012, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que subsidiou metade do desenvolvimento do projeto. 

Nessa ocasião, com sua equipe sempre dedicada à pesquisa e inovação tecnológica, a IACIT vislumbrou uma base sólida para a criação de radares além do horizonte. Assim, dois anos depois, implementou o RADH 0200 para monitoramento meteorológico da superfície marítima.

Em 2015, foi iniciada a obra de infraestrutura e a instalação do OTH 010, radar Surface Wave em HF para vigilância marítima, que teve sua validação concluída em março de 2018. Parcerias estratégicas fundamentais, como a colaboração da Marinha ao disponibilizar o sítio de Albardão e a contribuição tecnológica da Elta Systems, aceleraram de maneira decisiva o sucesso do projeto.

Continuando a linha de evolução, a IACIT iniciou em julho de 2023 o desenvolvimento do Processador para o Radar Skywave, também com apoio da Finep.

Cooperação e Parceria

"Hoje passamos oficialmente a contribuir com a vigilância de nossas águas territoriais através da Marinha do Brasil. Temos confiança que atingiremos a meta de trazer para o Brasil a autonomia tecnológica neste segmento de radares. Nós temos pessoas e temos tecnologias para, com apoio das nossas Forças e dos incentivos para PD&I, ter um país com capacidade para proteger sua soberania", disse o presidente da IACIT, Luiz Teixeira.

O Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa destacou a importância estratégica do fornecimento nacional e de uma Base Industrial de Defesa fortalecida. "A cooperação entre a indústria nacional, como a IACIT, e a Marinha é vital para alcançarmos a autonomia e a soberania tecnológica. Estamos comprometidos em fortalecer parcerias que impulsionam o desenvolvimento de tecnologia nacional e nos permitam proteger de forma mais eficiente nossas águas territoriais".

Este compromisso reforça não apenas a excelência tecnológica brasileira, mas também a relevância da nacionalização de tecnologias para garantir a independência e segurança do Brasil.

Sobre a IACIT

A IACIT é uma empresa brasileira, fundada em 1986, com sede em São José dos Campos (SP), tendo participação societária da Elta System desde 2013 com foco em transferência de tecnologia para o Brasil. Certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa) pelo Ministério da Defesa do Brasil, a IACIT possui capacitação tecnológica para o desenvolvimento de produtos e sistemas aplicados ao Auxílio do Controle e do Tráfego Aéreo e Marítimo; Defesa e Segurança Pública; Fábrica de Software; Meteorologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Telemetria.


Legenda da Foto: Da esq., CMG Josmar Carreiro Freitas, Vice-Almirante Celso Mizutani Koga, Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, o presidente da IACIT, Luiz Teixeira, e o Vice-Almirante Paulo José Rodrigues de Carvalho -  Foto: Divulgação/IACIT

  • Radar Além do Horizonte
  • Marina do Brasil
  • Elta
  • Over the Horizon Radar
  • Surface Wave
  • Saky Wave

SBrT23: IACIT reforça vínculo com a academia e compromisso com a inovação

SBrT23: IACIT reforça vínculo com a academia e compromisso com a inovação

O XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, organizado pelo ITA em São José dos Campos...

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

O fomento à inovação e ao avanço tecnológico é o propósito da parceria firmada entre o MCTI, o Ministério da Defesa e...

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor
Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor

O evento tem grande relevância na área de telecomunicações no Brasil e atrai profissionais e pesquisadores de destaque...

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023
Meteorological Technology World Expo 2023

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023

A empresa vai divulgar seus avanços tecnológicos e suas soluções inovadoras para a comunidade meteorológica global

IACIT confirma presença na F-Air Colombia
F-AIR COLOMBIA

IACIT confirma presença na F-Air Colombia

A empresa brasileira de soluções tecnológicas vai apresentar seu portfólio com soluções e serviços de alta tecnologia.

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH
LAAD 2023

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH

A solução apresentada pela IACIT é importante ferramenta para a manutenção da soberania marítima

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD
LAAD 2023

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD

A empresa de soluções tecnológicas vai apresentar seu robusto portfólio nas áreas de Defesa e Segurança Pública...

IACIT E FAB assinam contrato para aquisição de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200

IACIT E FAB assinam contrato para aquisição de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200

Rede de radares contribuirá para aumentar a segurança e a eficiência do tráfego aéreo em todo o território nacional...

Fale Conosco