Ministro Marcos Pontes destaca tecnologia do Radar Meteorológico RMT 0200 inaugurado em São José dos Campos

Radar fabricado pela IACIT foi inaugurado nesta quinta-feira (1/7) em São José dos Campos durante as celebrações de 10 anos do Cemaden/MCTI

| Atualizado em

O Ministro Marcos Pontes e Luiz Teixeira, da IACIT
O Ministro Marcos Pontes e Luiz Teixeira, da IACIT - Foto: Divulgação/IACIT

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, participou nesta quinta-feira (1/07) da inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, em São José dos Campos. O radar foi instalado em parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI.

“Este é um momento muito importante, a inauguração de um equipamento com tecnologia nacional. O radar é realmente impressionante. A tecnologia envolvida é muito alta, muito complexa. Quero parabenizar a IACIT e a todos que trabalharam no desenvolvimento desse sistema que vai ajudar muito o setor de meteorologia. Eu espero que radares como esse possam ser utilizados em todos os estados do país, assim como nos países vizinhos, para que a gente tenha uma rede de meteorologia maior e mais capaz no continente inteiro. É bom para todo mundo”, disse o Ministro Pontes após conhecer as instalações e o sistema do RMT 0200.

O RMT 0200 é o primeiro radar meteorológico banda S de dupla polarização em estado sólido construído no Brasil. Ele é capaz de detectar e acompanhar a formação de fenômenos meteorológicos severos, e vai fornecer ao Cemaden/MCTI dados sobre localização, intensidade e o momento em que poderá ocorrer a precipitação.

Com as informações geradas pelo radar, o Cemaden/MCTI poderá emitir com maior antecedência os alertas para a Defesa Civil, que poderão adotar medidas de prevenção e proteção à vida.

“Perceber que as autoridades como MCTI, Cemaden e a comunidade brasileira reconhecem o valor do investimento em inovação nos motiva mais, como empresário. E também motiva a equipe de engenharia da IACIT, que trabalha fortemente em desenvolver soluções inovadores para o Brasil e para outros países também”, disse o presidente da IACIT, Luiz Teixeira. 

A inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 ocorreu durante a celebração dos 10 anos do Cemaden/MCTI. O evento contou com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, do Secretário de Empreendedorismo e Inovação/MCTI, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Júnior, entre outras autoridades. 

O diretor do Cemaden ressaltou a parceria com a IACIT como um marco na história do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e destacou a importância do Radar Meteorológico RMT 0200.

Ele falou sobre o trabalho realizado pela unidade implantou, que adotou uma metodologia inovadora de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais, baseada em três eixos: mapeamento de áreas de risco, desenho de rede de monitoramento de áreas de risco e equipe multidisciplinar.

“O Radar Meteorológico da IACIT vai contribuir muito com a nossa missão de salvar vidas. Ele cobre uma área de aproximadamente 400 quilômetros de raio, abrangendo regiões com grande densidade, onde há muitas áreas de risco”, disse Osvaldo. 

Solenidade

A faixa de inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 e uma placa sobre a parceria entre a IACIT e o Cemaden/MCTI foram descerradas conjuntamente pelo Ministro Pontes e pelo presidente da IACIT.

Após o lançamento do radar, o Ministro Pontes fez o lançamento da pedra fundamental da futura sede definitiva do Cemaden/MCTI. O Radar Meteorológico está instalado em uma área doada pela Prefeitura de São José dos Campos para construção da sede, ao lado do Parque Tecnológico do município.

A programação contou ainda com a entrega de um Auditório e de uma  nova Sala de Situação e homenagem aos servidores, colaboradores e instituições que contribuíram com o Cemaden/MCTI ao longo dos seus 10 anos de atividades.


AIAB parabeniza a IACIT

Julio Shidara, Presidente da AIAB ( Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), elogiou o comprometimento da IACIT com a inovação e o desenvolvimento tecnológico e parabenizou a empresa;

“O novo radar fabricado pela IACIT é de extrema relevância e elevará a qualidade das previsões meteorológicas para a região metropolitana do Vale do Paraíba e para diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao fornecer informações mais precisas sobre condições severas de meteorologia, o RMT 0200 permitirá o reforço das ações de prevenção e segurança junto às comunidades. Parabenizamos a IACIT por mais essa merecida conquista. A AIAB tem orgulho de contar em seu quadro de associados com empresas nacionais como a IACIT, que investem em inovação tecnológica em seus produtos, para atender necessidades da sociedade brasileira", concluiu.

 

Mais informações sobre o Radar Meteorológico RMT 0200: https://bit.ly/2Ucw9ub

  • #IACIT #RMT0200 #RadarMeteorológico #MCTI #Cemaden #Tecnologia @RadarBandaSDuplaPolarizaçãoEstadoSólido #Meteorologia

IACIT apresenta soluções meteorológicas em grande evento  nacional do setor
Evento

IACIT apresenta soluções meteorológicas em grande evento nacional do setor

Congresso Brasileiro de Meteorologia, um dos eventos mais importantes do setor

IACIT apresenta tecnologias do RMT 0200 e Sistema WEBRADAR em painel do Simclea
Evento

IACIT apresenta tecnologias do RMT 0200 e Sistema WEBRADAR em painel do Simclea

Meteorologista da IACIT falou sobre a atuação da empresa na área de meteorologia ao longo dos seus 35 anos de história

IACIT recebe comitiva de mais de 30 adidos militares para conhecer a tecnologia brasileira no setor de Defesa e Segurança
Internacionalização

IACIT recebe comitiva de mais de 30 adidos militares para conhecer a tecnologia brasileira no setor de Defesa e Segurança

O Brasil é uma referência mundial em pesquisas e tecnologias desenvolvidas nesse setor

IACIT participa do lançamento da segunda fase do Sistema Distrital de Informações Ambientais no DF
Projeto

IACIT participa do lançamento da segunda fase do Sistema Distrital de Informações Ambientais no DF

Empresa desenvolverá três módulos especialistas do Sisdia

IACIT realiza Teste de Aceitação em Campo do 25º equipamento do sistema DME 0200 entregue à Força Aérea Brasileira
DME 0200

IACIT realiza Teste de Aceitação em Campo do 25º equipamento do sistema DME 0200 entregue à Força Aérea Brasileira

Sistema DME 0200 é utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para auxílio à navegação aérea, garantindo mais...

Dia do Estagiário: IACIT conta com programa de desenvolvimento diferenciado para os seus estagiários
Carreira

Dia do Estagiário: IACIT conta com programa de desenvolvimento diferenciado para os seus estagiários

Empresa valoriza e investe nos estudantes, contribuindo para a formação de um profissional altamente qualificado

IACIT promove campanha durante a pandemia e beneficia instituições sociais de São José dos Campos
Social

IACIT promove campanha durante a pandemia e beneficia instituições sociais de São José dos Campos

Campanha “Doar Faz Bem” visa promover ações voltadas para a saúde e o bem-estar da comunidade joseense

Home Office: especialista fala sobre desafios e aprendizados em live promovida para os profissionais da IACIT
Recursos Humanos

Home Office: especialista fala sobre desafios e aprendizados em live promovida para os profissionais da IACIT

Com o tema Home Office - Desafios e Aprendizados, a live do “Momento Bem-Estar IACIT”, realizada nesta...