Médicos falam sobre ‘Verdades e Mitos sobre a Covid-19’ em live promovida pelo RH da IACIT

O diretor técnico da Santa Casa, Dr. Danilo Stanzani Junior, e o infectologista Dr. Lucas Darrigo, esclareceram dúvidas sobre a pandemia e as vacinas, e enfatizaram a importância da manutenção das medidas de prevenção.


O departamento de RH da IACIT realizou, no último dia 15, a live “Verdades e Mitos sobre a Covid-19”, com a participação dos médicos Dr. Danilo Stanzani Junior e Dr. Lucas Darrigo, de São José dos Campos. Os convidados falaram sobre temas importantes de combate e prevenção à Covid-19 e esclareceram dúvidas de colaboradores e familiares que acompanharam a apresentação.

A live faz parte da série Momento Bem-Estar IACIT, criado pelo RH para levar informação sobre saúde, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal aos funcionários da empresa. O primeiro encontro da série aconteceu em maio, com o tema “Como anda sua saúde mental na pandemia?''.

A mediação da live foi feita pela analista de RH da IACIT, Fernanda Chaves, e pela supervisora do Departamento Pessoal, Karin Soliva.

O médico Dr. Danilo Stanzani Junior é diretor técnico da Santa Casa de São José dos Campos, e há mais de 20 anos trabalha como cirurgião geral da rede municipal de Saúde. Ele foi secretário municipal de Saúde e conduziu a política de enfrentamento da pandemia da Covid-19 no município até fevereiro deste ano.

O médico Dr. Lucas Darrigo é infectologista e geriatra, por mais de 20 anos foi responsável pela Clínica São José e também tem acompanhado a evolução da pandemia da Covid-19.

Os dois convidados ressaltaram a relevância da iniciativa da IACIT em promover uma live sobre a pandemia no momento atual.

“É uma grande oportunidade que a IACIT está dando aos profissionais da empresa. Em um momento em que as redes sociais pulverizam informações totalmente errôneas, que confundem muito a cabeça das pessoas, ter um canal direto e verdadeiro como esse ajuda muito”, disse Dr. Danilo.

Abaixo destacamos alguns momentos da live “Verdades e Mitos sobre a Covid-19”.

 

Normalidade

De acordo com os médicos convidados pela IACIT, o uso de máscaras e o distanciamento social devem ser mantidos, provavelmente, até o final deste ano. Isto porque, apesar de a campanha de vacinação estar avançada, somente um período após a segunda dose a sociedade estará realmente protegida.

Dr. Danilo citou o Reino Unido, que ficou três meses em lockdown, e flexibilizou em maio, autorizando a abertura da área interna de bares e restaurantes após drástica queda no número de casos de Covid-19 e de mortes --em abril foram registrados quatro óbitos.

“O Reino Unido é o terceiro que mais vacinou no mundo, e eles prorrogaram para 19 de julho a data para voltar à normalidade [previsão de liberação de eventos esportivos e shows, por exemplo]. O importante agora é tomar a vacina e manter a medidas protetivas”, disse o ex-secretário municipal de Saúde de São José dos Campos.

Dr. Lucas ressaltou os riscos de afrouxar os cuidados preventivos. “É preciso lembrar que mesmo a pessoa vacinada pode transmitir o vírus. A quase normalidade provavelmente só na virada de 2021-2022, muito depois que 75% das pessoas estiverem vacinadas”, explica o infectologista.

Ele enfatiza que todo mundo, mesmo após vacinado, precisa estar consciente que o uso de máscara e o distanciamento social devem ser mantidos pelo menos até dezembro.

“Muitos países que estão com a vacinação avançada ainda estão com número de casos alto. O Chile é um exemplo disso, muito provavelmente a causa disso é um afrouxamento das medidas de contenção. Se a gente quer preservar a vida e a vida das pessoas que a gente gosta, tem que usar máscara”, justifica o médico.

 

Vacinas

Os principais questionamentos com relação à imunização contra a Covid-19 durante a live realizada pela IACIT foram sobre a segurança e eficácia dos vários tipos de vacinas. Tanto o Dr. Danio quanto Dr. Lucas foram enfáticos em afirmar que todos os imunizantes disponíveis atualmente no Brasil, independente do fabricante, são seguros e tem eficácia garantida contra o novo coronavírus.

Ambos disseram que os números de casos de reações graves registrado em decorrência de alguma vacina são muito pequenos em relação ao número total de pessoas vacinadas, e que os benefícios são grandes para toda a sociedade.

“Em uma situação como esta que gente vive, em que milhões de pessoas são expostas ao mesmo tempo ao medicamento, vão aparecer na mídia quatro ou cinco casos de reações graves, e até de óbito, como aconteceu com uma grávida que recebeu a vacina da AstraZeneca”, explica Dr.Lucas, que também falou sobre as diferentes tecnologias aplicadas à fabricação dos imunizantes.

As reações adversas são monitoradas e acompanhadas por uma rede mundial de vigilância epidemiológica.

Dr. Danilo lembrou que a frequência de ocorrências graves registradas entre gestantes que tomaram a vacina da AstraZeneca provocou uma mudança no protocolo de aplicação deste imunizante em todo o mundo, e hoje ele não é mais indicado para grávidas.

Segundo o diretor da Santa Casa, este monitoramento global ajuda a manter a segurança e eficácia das vacinas em todos os países. “Tomamos vacinas desde que nascemos, mas a gente nunca se preocupou tanto com isso como agora. É super seguro”, ressaltou.

Sobre o fato de o cidadão não poder escolher a marca da vacina, o Dr. Danilo explicou que isso ocorre para que os municípios possam ter controle da distribuição de doses e da cobertura da  campanha de vacinação.

Dr. Lucas ressaltou ainda a importância de se tomar as duas doses do imunizante. “A pessoa só está realmente imunizada 14 dias após tomar a segunda dose”, disse o infectologista.

Os dois médicos encerraram a participação na live ressaltando que, mesmo vacinado, é preciso manter o uso de máscara e o distanciamento social para que possamos controlar a pandemia em nosso país.

“Mais de 90% dos casos de Covid-19 ocorrem por contato com gotícula respiratória. Então, é o distanciamento físico e o uso de máscara que vão nos dar segurança”, finaliza Dr. Danilo.


IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte
Amazônia Azul

IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte

Acordo representa um avanço estratégico para a proteção e defesa da Amazônia Azul; Radar OTH 0100 desenvolvido pela...

SBrT23: IACIT reforça vínculo com a academia e compromisso com a inovação

SBrT23: IACIT reforça vínculo com a academia e compromisso com a inovação

O XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, organizado pelo ITA em São José dos Campos...

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

O fomento à inovação e ao avanço tecnológico é o propósito da parceria firmada entre o MCTI, o Ministério da Defesa e...

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor
Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor

O evento tem grande relevância na área de telecomunicações no Brasil e atrai profissionais e pesquisadores de destaque...

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023
Meteorological Technology World Expo 2023

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023

A empresa vai divulgar seus avanços tecnológicos e suas soluções inovadoras para a comunidade meteorológica global

IACIT confirma presença na F-Air Colombia
F-AIR COLOMBIA

IACIT confirma presença na F-Air Colombia

A empresa brasileira de soluções tecnológicas vai apresentar seu portfólio com soluções e serviços de alta tecnologia.

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH
LAAD 2023

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH

A solução apresentada pela IACIT é importante ferramenta para a manutenção da soberania marítima

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD
LAAD 2023

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD

A empresa de soluções tecnológicas vai apresentar seu robusto portfólio nas áreas de Defesa e Segurança Pública...

Fale Conosco