Engenheiro da IACIT ministra aula sobre GBAS em curso da Unesp

Participação ocorreu no encerramento do curso GBAS State of the art and data processing using Pegasus, ministrado pelo Dr. Natali Caccioppoli


A tecnologia desenvolvida pela IACIT para implementação do GBAS (Ground-Based Augmentation System) foi tema de uma aula realizada nesta terça-feira (20), em um curso pioneiro promovido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). O GBAS 0100 da IACIT é um sistema que fornece correções diferenciais e monitoramento de integridade do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), provendo procedimentos de navegação e aproximação de precisão nas proximidades do aeroporto.

A aula foi apresentada pelo engenheiro César Herrera, Líder de Projetos na IACIT, que trabalhou diretamente no desenvolvimento do novo método para aplicação do GBAS em regiões afetadas por anomalias ionosféricas, como é o caso do Brasil.

A apresentação da IACIT ocorreu no encerramento do curso GBAS State of the art and data processing using Pegasus, ministrado pelo Dr. Natali Caccioppoli, especialista da Eurocontrol, uma organização civil-militar, responsável pelo controle do espaço aéreo europeu. Pegasus é um software para simulação e testes do GBAS.

Além dos alunos - a maioria profissionais das áreas de Engenharia, Ciências da Terra e Exatas, e pesquisadores - também assistiram à aula de Herrera: o coordenador do curso, Dr. João Francisco Galera, professor da UNESP de Presidente Prudente; o professor Emanoel Costa, da PUC-Rio; e outros pesquisadores renomados da área.

Herrera falou sobre o conceito operacional da tecnologia desenvolvida pela IACIT, apresentou as instalações em Pindamonhangaba e explicou o processo de validação que utilizou Jiga móvel e voo de validação.

“Os alunos participaram ativamente da aula, encaminhando perguntas para entender melhor a arquitetura do sistema desenvolvido pela IACIT, bem como dúvidas acerca dos ciclos solares e da proposta de mitigação de riscos ionosféricos, que é um aspecto extremamente relevante na implementação do GBAS em território brasileiro”, disse Herrera.

Esta é a primeira vez que o curso ministrado pelo Dr. Caccioppoli, especialista em GBAS mundialmente reconhecido, é oferecido por uma universidade brasileira. A Unesp promoveu o curso com apoio da IACIT e da Eurocontrol.

O GBAS (Ground Based Augmentation System) desenvolvido pela IACIT está em operação em Pindamonhangaba (SP), produzindo dados ininterruptos 24 horas por dia há mais de dois anos. Acesse este link e saiba mais sobre o GBAS da IACIT.