Tecnologia a serviço da segurança da sociedade

Soluções de alta tecnologia da IACIT podem contribuir expressivamente para a segurança pública


O mercado de drones deve triplicar até 2023, de acordo com pesquisa realizada pela Federal Aviation Administration – FAA, órgão responsável pelo setor de aviação dos Estados Unidos. Cada dia mais, o equipamento tem sido utilizado para diversos fins, como entrega de produtos, realização de fotos e filmagens, transporte de pequenas cargas, monitoramento e outros.

Contudo, ao mesmo tempo em que aumenta seu uso em benefício da sociedade, cresce o risco de ameaças decorrentes da utilização do aparelho em atividades irregulares e criminosas, como transportes de mercadorias ilegais, explosivos, captação e gravação de imagens não autorizadas, e até mesmo ataques terroristas.

Para combater este tipo de ameaça e atender essa necessidade de evitar a ação de bandidos, especialmente na proteção de presídios, estádios e locais de grande concentração de pessoas, a IACIT desenvolveu a solução DRONEBlocker, capaz de bloquear a longas distâncias drones controlados por rádio.

O sistema de contramedida eletrônica foi utilizado pela primeira vez, com grande sucesso, pelo Exército Brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, durante as operações de defesa e segurança das Forças Armadas. Hoje, cinco anos depois, a solução se consolidou como uma poderosa aliada da segurança, tanto no Brasil como no Exterior.

O Gerente de Tecnologia da IACIT, Euclides Pimenta, explica que, após um estudo detalhado do local, o DRONEBlocker é instalado em pontos estratégicos e podem ser acionados em situações de perigo. “Não falamos sobre alcances absolutos, mas de uma relação de distância adequada para impedir que esses aparelhos se aproximem de áreas pré-definidas. O DRONEBlocker é uma ferramenta versátil, que permite a adaptação de acordo com as especificidades do local e a necessidade”, destacou o especialista, ao acrescentar: “Com o acionamento do Jammer, o drone aterrissa de forma suave e com segurança ou retorna para o seu ponto de início”, diz ele, ao afirmar que não há perigo algum durante o processo.

Além do bloqueador de drones, Euclides Pimenta aponta ainda outra tecnologia desenvolvida pela IACIT que pode contribuir expressivamente com a segurança pública: o RCIEDBlocker, solução de contramedida eletrônica cuja finalidade é neutralizar explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (Radio Controlled Improvised Explosive Devices - RCIED). “O sistema cria uma camada invisível de proteção em torno do alvo, que impede o acionamento de explosivos feitos de forma remota, como por celulares e controles remotos”, afirmou o especialista, ao pontuar que a solução geralmente é utilizada em comboios de veículos.