Tecnologia inovadora do GBAS da IACIT é apresentada em simpósio

Evento reuniu profissionais e pesquisadores de empresas e instituições de vários países

| Atualizado em

A colaboradora Kátia Santos apresenta o GBAS
A colaboradora Kátia Santos apresenta o GBAS - Foto: IACIT

Uma equipe de engenheiros da IACIT participou do SBGEA (Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia), que esse ano ocorreu em conjunto com o SIMFAST (Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba), ambos em sua oitava edição, na última sexta-feira (26). O evento foi online e reuniu profissionais e pesquisadores de empresas e instituições de vários países.

A IACIT apresentou dois painéis, um abordou o método inovador para a implementação do GBAS (Ground-Based Augmentation System) em regiões afetadas por anomalias ionosféricas, como é o caso do Brasil; e o outro uma análise e comparação de três simulações com dados obtidos na sede da IACIT e no protótipo operacional em Pindamonhangaba.

Entre os profissionais que assistiram à apresentação, estavam o professor João Galera, pesquisador na UNESP e coordenador do grupo INCT GNSS-NavAer, o professor Eurico de Paula, pesquisador de geofísica espacial no INPE e o professor Sam Pullen, da Universidade de Stanford, um dos principais pesquisadores sobre Ground Based Augmentation System no mundo.

O público interagiu com os engenheiros da IACIT encaminhando perguntas e comentários sobre coleta de dados, testes, tecnologia aplicada, entre outras características do método desenvolvido pela IACIT para a implementação do GBAS em regiões de baixa latitude. 

O GBAS (Ground-Based Augmentation System) é um sistema que fornece correções diferenciais e monitoramento de integridade do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), provendo procedimentos de navegação e aproximação de precisão nas proximidades do aeroporto.

Participaram dos estudos apresentados nos painéis os engenheiros Fernanda Menezes, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento; Cesar Herrera, Líder de Projetos; Ruan Andrade, Analista de Sistemas; Eduardo Gomes, Engenheiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Matheus Oliveira, Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Michael Silva, Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Kátia Santos, Trainee de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e participação do engenheiro Marcos Tortólio, que atuou no desenvolvimento do projeto na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

“Eventos desse tipo são muito importantes devido ao contato que temos com outros acadêmicos e profissionais, especialmente para saber o que está sendo desenvolvido e estudado no Brasil e outros países. Com essa diversidade de profissionais, a troca de ideias é muito rica, e pode gerar parcerias”, disse Kátia, colaboradora que conduziu as duas apresentações da IACIT. 

Clique aqui e saiba mais sobre o GBAS desenvolvido e produzido pela IACIT.

  • IACIT
  • GBAS
  • SBGEA
  • SimFAST
  • Geofísica
  • Univap
  • GNSS
  • SegurançadeVoo