Mulheres conquistam espaços na área da Defesa

Como iniciativa da Campanha Outubro Rosa, o canal DAN TV promoveu, no dia 29 de outubro, a live “Mulheres à frente da Defesa”, que tratou das conquistas das mulheres neste segmento tão específico da indústria.


A IACIT marcou presença no evento com a diretora de Recursos Humanos, Eliana Faria, que debateu sobre as conquistas, as dificuldades e os desafios das mulheres no mercado de trabalho, especialmente na área da Defesa, com Alessandra Stefani, CEO do Grupo Mac Jee, e Marianna Silva, diretora Geral da Saab Brasil.

Em sua participação, Eliana destacou a presença gradual das mulheres em alguns setores. “Em um passado não muito distante era comum algumas profissões serem exercidas exclusivamente por homens e, depois de alguns obstáculos vencidos, hoje elas vêm conquistando muitos espaços”.

Ao falar do segmento de Defesa, a diretora de RH elencou alguns números da participação das mulheres nas Forças Armadas: representam 22 mil da área militar, cerca de 8% do efetivo, sendo três mulheres em cargos de alta patente. “Essa história começou em 1980 e nesse pouco tempo houve um grande avanço”, disse Eliana, ao ressaltar que essas mulheres vêm abrindo caminhos para outras e essa participação tende a crescer.

Eliana destacou que, em 2021, a IACIT completa 35 anos, e para ela é um orgulho constatar o crescimento do número de mulheres na organização ao longo dos anos. “Já são 32% e temos meta anual de elevar esse percentual”, frisou ela, ao completar: “Recentemente empossamos duas diretoras e hoje somos 50% do quadro da diretoria, assim trazemos cada vez mais a diversidade para dentro da empresa, pontos de vista diferentes que enriquecem os debates e contribuem para otimizar as tomadas de decisões.”

A live foi comandada pelo apresentador Guilherme Wiltgen. Confira a íntegra do encontro em https://www.youtube.com/watch?v=J5dr8SzyWhY.