SBrT23: IACIT reforça vínculo com a academia e compromisso com a inovação

O XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, organizado pelo ITA em São José dos Campos, reuniu estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e do exterior

| Atualizado em

A IACIT, empresa brasileira especializada em tecnologia e soluções avançadas, demonstrou seu firme compromisso com a inovação e a colaboração acadêmica na sua estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT23), que ocorreu de 8 a 11 de outubro de 2023 no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. Em sua 41ª edição, o evento da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) foi organizado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e reuniu mais de 300 estudantes e professores de todo o Brasil, além de pesquisadores de renome internacional.

Líder em sistemas de Meteorologia Radar, Auxílio e Controle do Tráfego Aéreo e Marítimo (CNS/ATM), Telemetria, Redes Integradas e Comunicação no país, a IACIT proporcionou aos estudantes e pesquisadores a oportunidade de observar a aplicação da teoria acadêmica na prática, visando ajudá-los a entender melhor os desafios e oportunidades no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o que pode ser muito benéfico para o desenvolvimento profissional e para a promoção da inovação na área de tecnologia.

“Nossa empresa demonstrou no SBrT como diferentes áreas de conhecimento se integram para criar soluções tecnológicas complexas, abrangendo eletrônica, software embarcado e processamento de sinais de RF. Isso destacou a multidisciplinaridade envolvida no desenvolvimento de tecnologia, inspirando alunos e professores e surpreendendo muitos ao mostrar a capacidade tecnológica da indústria brasileira”, disse a Diretora de Tecnologia da IACIT, Fernanda Menezes. 

Ela ressaltou ainda que a equipe da IACIT teve a oportunidade de entrar em contato com as pesquisas mais recentes apresentadas durante o simpósio e também de estabelecer contatos promissores. "Nossa estreia no SBrT foi uma experiência enriquecedora. Muitos estudantes e professores nos abordaram interessados em desenvolver projetos e pesquisas por meio de parcerias entre a empresa e as universidades.”

Pesquisas apoiadas pela IACIT 

A IACIT contribuiu ainda com dois trabalhos apresentados no SBrT23, que reforçaram a importância da conexão entre a academia e a indústria para fomento da pesquisa e da inovação.

A primeira contribuição foi a apresentação do doutorando Diego da Silva de Medeiros,  bolsista do programa DAI (Doutorado Acadêmico Industrial) do ITA, subsidiado pela IACIT. Ele  compartilhou  os resultados de sua pesquisa “High-Frequency Surface Wave Radar Performance Analysis for CA-CFAR Algorithm in K-distributed Clutter”,  que analisou o eco de um radar além-do-horizonte de superfície, como o OTH-0100.

Diego, que também é professor no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), ressaltou que o apoio da IACIT foi fundamental para o desenvolvimento de sua pesquisa.

O segundo trabalho foi apresentado pelo Dr. Rômulo Fernandes da Costa, pesquisador que foi contratado pela IACIT logo após concluir o DAI, também subsidiado pela empresa.

O Dr. Rômulo destacou os resultados do trabalho de modelagem de sinais realizado no RMT 0200, radar meteorológico banda-S em estado sólido desenvolvido pela IACIT para a detecção de fenômenos meteorológicos a longas distâncias em tempo real. 

Durante a apresentação, o pesquisador comparou dados entre os radares de dupla polarização e de polarização única e ainda forneceu insights sobre como a tecnologia avançada pode contribuir com a prevenção de desastres naturais. 

“Eu apliquei o meu conhecimento em modelagem de radar neste trabalho com o RMT 0200 e estamos conseguindo extrair uma grande variedade de dados confiáveis que vão ajudar muito na prevenção de desastres causados por fenômenos meteorológicos”, explicou Dr. Rômulo, que já publicou cerca de 10 artigos, sendo quatro em periódicos científicos internacionais.

Para o pesquisador, a integração entre academia e indústria é fundamental para avançar na solução de problemas complexos que impactam a sociedade. "A academia muitas vezes estuda modelos complexos e teóricos, enquanto a indústria busca soluções práticas. Por isso, a colaboração é essencial para o entendimento desses desafios e desenvolvimento de produtos confiáveis.”

Soluções tecnológicas destacadas

Entre os produtos que foram apresentados aos participantes do XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, estão:

  • RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido, radar meteorológico que contribui com a prevenção de desastres naturais e segurança do tráfego aéreo, entre outras funcionalidades.
  • OTH 0100 (Over the Horizon), radar de vigilância marítima classificado como Produto Estratégico de Defesa,  que oferece uma cobertura mais ampla e mais eficiente para o monitoramento da Amazônia Azul, um dos poucos existentes no mundo capaz de rastrear alvos em tempo real, inclusive 'navios fantasmas', a uma distância de até 200 milhas náuticas da costa.
  • Droneblocker, um sistema capaz de detectar e localizar a presença de drones e executar o bloqueio com interferência de radiofrequência. A solução da IACIT possui aplicação civil e militar e pode ser integrada a diversos tipos de sensores, entre os quais câmeras, sensores de RF, sensores acústicos e radares.


IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte
Amazônia Azul

IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte

Acordo representa um avanço estratégico para a proteção e defesa da Amazônia Azul; Radar OTH 0100 desenvolvido pela...

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

FINEP e IACIT - Uma parceria de sucesso!

O fomento à inovação e ao avanço tecnológico é o propósito da parceria firmada entre o MCTI, o Ministério da Defesa e...

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor
Simpósio Brasileiro de Telecomunicações

IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor

O evento tem grande relevância na área de telecomunicações no Brasil e atrai profissionais e pesquisadores de destaque...

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023
Meteorological Technology World Expo 2023

IACIT se prepara para uma participação impactante na Meteorological Technology World Expo 2023

A empresa vai divulgar seus avanços tecnológicos e suas soluções inovadoras para a comunidade meteorológica global

IACIT confirma presença na F-Air Colombia
F-AIR COLOMBIA

IACIT confirma presença na F-Air Colombia

A empresa brasileira de soluções tecnológicas vai apresentar seu portfólio com soluções e serviços de alta tecnologia.

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH
LAAD 2023

IACIT assina carta de intenção com DGMM para uso do Radar OTH 0100 e plataforma VIMTRAH

A solução apresentada pela IACIT é importante ferramenta para a manutenção da soberania marítima

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD
LAAD 2023

IACIT confirma presença na 13ª edição da LAAD

A empresa de soluções tecnológicas vai apresentar seu robusto portfólio nas áreas de Defesa e Segurança Pública...

IACIT E FAB assinam contrato para aquisição de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200

IACIT E FAB assinam contrato para aquisição de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200

Rede de radares contribuirá para aumentar a segurança e a eficiência do tráfego aéreo em todo o território nacional...

Fale Conosco