RADAR

RMT 0200: contribuição para a sociedade e para a autonomia tecnológica nacional

Há 35 anos a IACIT tem orgulho de fazer parte da história de São José dos Campos.

| Atualizado em

A história de São José dos Campos é marcada por iniciativas empreendedoras que nortearam sua trajetória e a definiram como um dos principais polos tecnológicos do Brasil e do mundo.

 Há 35 anos a IACIT tem orgulho de fazer parte desta história.

 E neste mês de julho de 2021, ano em que São José dos Campos celebra 254 anos, conquistamos mais um marco estratégico importante para a nossa empresa, para a nossa cidade e para o Brasil: a inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização, em estado sólido.

 Figuramos agora entre os poucos países que dominam a avançada tecnologia em estado sólido e compressão de pulso para radares meteorológicos.

Instalamos o radar em São José dos Campos (SP) por meio de uma parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI. Inaugurado no dia 1° de julho, o RMT 0200 concluiu com sucesso os Testes de Aceitação em Campo (SAT - Site Acceptance Test).

A performance do sistema desenvolvido pela IACIT nos testes do SAT superou todas as expectativas. O resultado coroou com êxito um intenso trabalho de engenharia.

Nossa equipe comprovou, mais uma vez, que nosso lema "Pessoas e Tecnologia Construindo o Futuro" orienta, de fato, nossas atividades.

Desenvolvemos tecnologias que contribuem com a sociedade e colaboram com a autonomia tecnológica do nosso país. E o RMT 0200 é um exemplo disso.

Por meio da parceria com o Cemaden, o sistema fabricado pela IACIT será utilizado no trabalho de prevenção de desastres naturais em um raio de aproximadamente 400 quilômetros, a partir de São José dos Campos. A cobertura abrange boa parte do estado de São Paulo, além de dezenas de municípios fluminenses e mineiros que estão dentro desta área.

A meteorologia radar tem aplicações em outras áreas importantes para o país, como o Controle de Tráfego Aéreo, Defesa Civil, Agricultura, Gerenciamento de Recursos Hídricos, Energia, e Centros de Pesquisa & Desenvolvimento, por exemplo.

Além de uma ampla cobertura, o sistema desenvolvido pela IACIT fornece informações precisas, em tempo real, para que os gestores possam tomar decisões assertivas, reduzindo riscos e impactos negativos para toda a sociedade. Isso significa economia de recursos financeiros e materiais e, acima de tudo, preservação de vidas.

Até agora, os poucos radares meteorológicos adquiridos recentemente para operação em território brasileiro, por empresas públicas ou privadas, têm sido importados criando dependência técnico-operacional de empresas estrangeiras. E a pandemia da Covid-19 nos mostrou, dolorosamente, as graves consequências que a dependência tecnológica causam ao país: em um momento de conflito de interesses, o país que detém a tecnologia tem autonomia para decidir como usar e priorizar os seus recursos.

O propósito da IACIT é produzir tecnologia e soluções fundamentais para autonomia nacional, colocando o Brasil na vanguarda tecnológica mundial. E temos cumprido nossa missão com êxito.

__________________________________________________________________

*Luiz Teixeira é presidente da IACIT, empresa de soluções tecnológicas sediada em São José dos Campos, que completou em maio de 2021, 35 anos de atividades

  • #IACIT #Tecnologia #RMT0200 #RadarMeteorológico #Meteorologia #Cemaden #TráfegoAéreo